O fundamento de toda fotografia é a Luz. Isso mesmo, a Luz. O bom fotógrafo é aquele que tem o controle da quantidade de luz que incide na câmera, modelando a imagem ao seu bel prazer. Sim, é possível iluminar a escuridão ou deixar escuro aquilo que é claro. Não entrando no mérito dos equipamentos, um modo - nem tão simples assim - de controlar a Luz é "brincar" com o chamado tripé da fotografia: diafragma, obturador e o ISO (sensibilidade do filme). A ideia é sempre equilibrar estes três pilares de acordo com o objetivo que se tem em cada foto. Basicamente, quanto maior o valor do ISO, mais sensível à luz (mais iluminada) fica uma foto. Velocidades rápidas do obturador diminuem o tempo de exposição à luz e favorecem ao congelamento de movimentos. Aberturas grandes do diafragma permitem a entrada da luz com mais facilidade e servem para contrabalancear os efeitos de velocidade do obturador. Deixando de papo, a proposta para essa primeira postagem era a de trazer uma imagem Superexposta (isto é , aquela em que a Luz incidiu em um nível muito alto), uma outra Subexposta (pouca luz) e , finalmente, uma que tivesse exposição média à luz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4mnCx3PvG-unYJN_cRX7jePFcRf74D9vAuSXVQVL0zGB5ZaFNSm6LXeM468l_9jdakZu3-XmgGyWDTPlLcuKOnjQ_c6mcB10hqpMOMsMj3t2kKU9SK21TxeBO0OL5ucZGJm93OD0WPpz9/s320/IMG_1759.JPG) |
Farol da Barra- Superexposição |
Ao lado, temos o Farol da Barra em uma imagem dita estourada (superexposta) . Nessa foto, a luminosidade intensa se deveu ao controle do ISO. Elevando-o para 1600 e controlando bem os outros dois pilares, é possível obter essa imagem.
Abaixo, quase a mesma foto, só que agora já está subexposta. Um dia que tinha boa luminosidade parece estar bastante escuro. Nessa situação, uma velocidade de obturador um pouco maior e a escala ISO diminuída podem garantir esse efeito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7Ef6K4h8VzfpgdVUlWxFZeqARogjAzWpHiXsWyvc9ppzc1xBMgBhP-_VHj6kfecBblJKkm4-ETC7ay2i8oqjfBaCNrhmwDpYkf1eE9rwPEOxz4swdNtr0y2mExBRjyCmHy6zp3Klf8EKu/s320/IMG_1762.JPG) |
Farol da Barra - Subexposição |
Efeito semelhante é o que ocorre na foto abaixo: subexposição. A imagem fica , de fato, escura, bem diferente daquela que tem uma exposição média (normal), como a foto mais abaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh7yatjRR7ZPIpltm1RmsOt2c7pljRS_MByMZw9R8xDkiCDdUxQHE6ZGSeyPfZ3T2l4B3Pgnp9c9VXIBnYM6BE9Oxxqqx0owq8_97IbWvwZv8fFj3DRcBgu55r4yMn6HRBF4TNsf3io7qD/s320/IMG_1790.JPG) |
Placa na Universidade Federal da Bahia - UFBa (Subexposição) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEil9vD8rnhLV_7-BilX32YHJU3XUaJu0ANLbd5vO8sWKaD2192Mt99hGPNSCAJaL66LxfcfonDjnWKKPNQklj_E5pdA7NsDK8Uhj_HUGurxvAY1gpyL5fSnAzQP_sPzIDgXteUIewhNN0ew/s320/IMG_1791.JPG) |
Placa na UFBa ( exposição normal) |
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